O início

O Grupo Poemas Violados foi fundado em 14 de março, de 2001, Dia Nacional da Poesia.
Este dia marca o aniversário do poeta baiano Castro Alves. De lá para cá temos nos
apresentados nos eventos culturais mais importantes da cidade, como a Bienal do Livro,
Festival Vida & e Arte, Centros Culturais como o Dragão do Mar e Bom Jardim, Escola de
Artes e Ofícios e instituições filantrópicas. Nosso intento é unir a poesia à música,
exaltando a função social destas duas modalidades de arte.Missão: Difundir a poesia
como alimento estético/espiritual, instigando nas pessoas esse olhar poético em relação
ao cotidiano.

Sobre o Grupo

O grupo é formado por poetas que foram se encontrando aos poucos e, juntos, descobriram o interesse comum pela poesia. Desse encontro, formamos um grupo com pretensões de difundir não só a poesia, mas outras manifestações culturais como a música e o teatro, através da poesia teatralizada e musicalizada.
Depois de muita peleja, o grupo conseguiu um espaço para ensaiar, realizar saraus e mesmo planejar futuras apresentações que é o Templo da Poesia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Movimento Proparque - Festa da Vida

Convidamos você, seus familiares e amigos para a Festa da Vida, no Parque Ecológico Rio Branco, no domingo, dia 6 de junho, das 15 às 20 horas.

Participação do Grupo Poemas Violados, Calé Alencar, Pingo de Fortaleza, Gigi Castro e vários outros artistas da terra.

Desde 1998 o Movimento Proparque realiza a esta celebração, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (que é 5 de junho).

Para facilitar a participação dos trabalhadores e trabalhadoras, realizamos o evento no domingo mais próximo à data.

São convidados: movimentos, ongs, escolas, universidades, igrejas e órgãos públicos.

A principal entrada do parque fica pela Av. Pontes Vieira.

· Acompanhe a preparação no blog:

http://movimentoproparque.blogspot.com


Cuide da Vida e a Natureza se Mantém

Contatos: Jornalista Ademir Costa

Gerente de Documentação do Movimento Proparque

Res. 3254.1203 Cel. 99949052, Trab. 3299.3737, à tarde
http://ademircosta.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entre e comente

O que fazem estes poetas e músicos?

*Bernadete Beserra é autora do livro de poesias Solidão Equilibrista. Graduada em Ciências Sociais , mestre em Sociologia Rural , doutora em Antropologia e professora da Faculdade de Educação (UFC). Tem desenvolvido pesquisas e publicado livros e artigos sobre imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, latinidade e racismo.

* Gervana Nobre – É assistente Social, com especialidade em gerontologia e Educação Biocêntrica, destaque na Oficina de Poesia do Jornal O Povo em 2003, selecionada para antologia do Prêmio Ideal Clube de Poesia, 2006.

* Ítalo Rovere é gaúcho de nascimento e cearense de criação. Poeta, viajante e sonhador, trabalhou na Índia com a Madre Tereza de Calcutá. Autor dos livros África – Poemas de Viagem, Poema Visual, Tato Amarelo e Um Diário Indiano. Faz parte da coordenação do Templo da Poesia.

* Olganira Mota, além de dedicar-se à poesia, é também artista plástica, tendo vivido em muitos cantos do Brasil. Participa ativamente de vários grupos como a REBRA (Rede de Escritoras Brasileiras) e CRITARE - de Arte Contemporânea. Integra a Academia Feminina de Letras do Ceará (AFELCE)

* Manoel César é um estudioso da Literatura Brasileira, tendo publicado 3 livros de poesias: A Poesia ainda existe, Sintagmas da solidão e Mágicas palavras. Tem participado de várias antologias, tendo sido um dos fundadores do grupo poemas violados. De profissão, é advogado.

* Reginaldo Figueiredo – Poeta e arte-educador, participante dos movimentos sociais da cidade, onde recita seus poemas sempre de temática social. Autor dos livros Vida Contínua e Porta Estreita. Faz parte da coordenação do Templo da Poesia.

* Theofilo Gravinis é, além de poeta, Teatrólogo, Psicólogo e ator. Participou como elenco de apoio na Novela “América” da Rede Globo, no ano de 2006. Teófilo é ainda coordenador de eventos e cursos (música, dança teatro e artes plásticas)

* Fernando Néri é músico, compositor e poeta tendo publicado o livro Na Pele de Cada Coisa. Participou do CD Solo Feminino, como compositor.

* Carlos Amaro além de poeta é artesão e artista plástico. Faz parte da coordenação do Templo da Poesia.

* Nilze Costa e Silva é integrante da Rede de Escritoras Brasileiras, fundadora e coordenadora do grupo Poemas Violados. Autora de vários livros de contos e crônicas, promove a oficina de Escrita Criativa: “Palavras não são vãs”. No cotidiano dedica-se a questões relacionadas aos direitos humanos, tendo escrito vários artigos nos jornais do Ceará.

Músicos:

* Arnaldo de Sá é músico conhecido nas noites cearenses. Aperfeiçoa seus conhecimentos musicais no Conservatório Alberto Nepomuceno (UFC)
* Helena Damasceno é estudante de psicologia, autora do livro Pele de Cristal

*Rodrigo de Oliveira, é músico e percussionista. Fundou a produtora Tembiú – alimento da Alma. É educador do Social.

*Airaí Ribeiro é formada em música pela Universidade Federal do Ceará e professora de flauta. Atualmente estuda Pedagogia na Faculdade Gama Filho.